quinta-feira, 24 de novembro de 2011

UM HOMEM DO MAR E DAS LETRAS



 

À Eurípedes Barbosa Ribeiro

Tens no mar caminhos percorridos
E no amar, um mar de inspiração
Da fonte salgada, o doce é bebido
No pélago fluído do teu coração

És marinheiro em mar aberto
Tocas os empíreos com poesia
Remas nas ondas dos versos
Ancoras na sólida fantasia

Marujo poeta que encanta o mar
E tinge de azul, as suas águas
Murmuras ao vento o seu pesar
E encontra nas ondas a sua calma.

És homem do mar e das letras
Na linha do tempo vive a singrar
Tu’alma sobrepuja as correntezas
Toca em nós com o teu versejar

Ivone Alves Sol

Um poema que dediquei ao nosso saudoso amigo e poeta, Eurípedes Barbosa Ribeiro, numa homenagem pelo dia do Marinheiro, em 2009. Com o mesmo respeito e carinho, eu volto a lhe dedicar nesse momento, pois sei que de alguma forma, ele continua vivo dentro de cada um de nós que aprendemos a admirar sua obra, mas, sobretudo, o amigo e o cidadão, que em tão pouco tempo, nos transmitiu tantos saberes e lições de vida. A vida continua onde você estiver, caro poeta!

Lançamento da Antologia promovida pelo Projeto Alma Brasileira, 
Amor em Verso e Prosa, livro do qual Eurípedes  é coautor, 
juntamente com os demais integrantes da foto.
              Eurípedes é autor do livro AMORES DISPERSOS E OUTROS VERSOS e coautor da "Antologia Amor em Verso e Prosa", Volumes I e II e da Antologia de contos "Um dia de Esperança", do Projeto Alma Brasileira. Era autor filiado à Câmara Baiana do Livro, ao movimento Poetas del Mundo e membro da Academia de Cultura da Bahia.

Veja nesse link, um áudio emocionante de um poema do Eury.




9 comentários:

  1. Sol, eu havia lido um poema /homenagem também no blog da Míriam. Estou custando a acreditar. Já fui ao recanto para ver se via alguma manifestação, mas não encontrei. Queria muito que fosse um engano, mas infelizmente vejo que não é. Que Deus o tenha em bom lugar para descanso. Obrigado e um grande abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Sol, soube ontem, e sinceramente fique por demais triste. Nosso Eurípedes foi um cavalheiro, um poeta de primeira grandeza, uma pessoa maravilhosa. Também acredito que onde quer que ele esteja, estará sentindo nosso carinho consternados pela sua tão prematura viagem. Beijo-te as mãos e teu coração querida, e a ele e sua família meus votos de força sempre.

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Sem comentários... o Euripedes era gente muito boa... um Poeta em toda a concepção da palavra.
    Vai deixar muita saudades... já está deixando.
    Ah... nem sei mais o que falar... deixo apenas o meu lamento triste.

    ;D

    ResponderExcluir
  4. Um poema que deve ter emocionado Eurípedes e que agora me emociona tanto pela situação presente, como pela beleza das palavras e por falar da relação do poeta com o mar com tanta propriedade.

    ResponderExcluir
  5. Parece mentira isso! Mesmo bastante afastada da minha escrivaninha , gostava muito dele e sempre que dava, o lia! Que ele descanse em paz! beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Quando ele dava demonstração de estar voltando aos poucos,ela veio e o levou.
    Que possa descansar na paz.

    ResponderExcluir
  7. Mais um poeta no céu, uma estrela a brilhar. o sonho realizado, em vida, de publicar um livro, que agora eterniza homem e obra.

    Saudoso,

    Valdeck Almeida de Jesus
    Poeta, Escritor e Jornalista

    ResponderExcluir
  8. Sol ,um dia lá na Academia de Cultura ,eu e Euripedes estávamos conversando sobre amigos,e de repente falamos juntos - Amigo é coisa pra se guardar no coração...Rimos muito nesse dia porque eu comecei a procurar a cor verde para dizer "A sorte é minha".Realmente a sorte foi minha por conhecer um amigo tão atencioso e cheio de conselhos da.Ele partiu mas viverá sempre dentro dos nossos corações.

    ResponderExcluir
  9. Sol, eu não consigo dizer nada! Esta terrível notícia foi a primeira que tive ao voltar de uma cirurgia! "Seu Oripe" era uma espécie de "guru" pra mim... E esse áudio de novo me tirou do eixo!!!! Que o nosso MARINHEIRO POETA vá feliz pelos mares s e m p r e !!!!!!!!!! E que consigamos um dia, nos conformar!!!!! Beijoo

    ResponderExcluir